quarta-feira, 16 de março de 2011

Palavras inspiram, exemplos arrastam.


Cuidar não é só abrir as portas, não é só bajular, tratar bem e adorar, cuidar também consiste em fechar as portas. A nossa sabedoria tem que ser buscada em cada porta que se abre e fecha, para identificarmos que quando uma porta se fecha, também aprendemos da mesma forma de quando ela se abre. 

Temos sido educados em pensar e achar que tudo nos favorece, quantas vezes na vida uma porta fechada significa uma oportunidade de crescimento? A mesma coisa que amar e ser amado também consiste em impor limites, abrir e fechar portas também. O amor se expressa nas oportunidades que permitimos ao outro nos amar, no que ‘liberamos’ e acreditamos estar correto. Mas, o amor também se expressa naquilo que negamos, sobretudo quando você aprende que a palavra NÃO, utilizada de forma correta ela ajuda estabelecer limites necessários para a construção de um relacionamento mais sólido.

Jamais poderemos ter um relacionamento baseado na confiança, fidelidade, compreensão, respeito se ás vezes não utilizarmos a palavra NÃO. 

Amar é permitir, amar também é NÃO permitir. E é nessa experiência que descobrimos o quanto somos importantes uns para os outros. 

Pode ser que não entendamos um NÃO hoje, mas amanhã ou depois iremos analisar que se não tivéssemos escutado aquela negação antes estaria em caminhos errados. 

Esta regra é válida para todos. Se não nos podarmos, futuramente não teremos uma disciplina no andamento de um relacionamento. O NÃO ele nos disciplina para que cresçamos de uma forma correta. Temos que compreender essa lógica e começarmos a aplicá-la em nossas vidas.

Quando ouvimos um NÃO é muito dolorido, pois estamos habituados a escutar o Sim, e de repente uma realidade lhe poda e você não entende aquilo. É como ser corrigido, quando uma palavra de correção chega até o nosso coração, a nossa primeira reação é de negação, achamos que quem está nos corrigindo está agindo com maldade, achamos que a correção é uma maldade do outro. Mas, nem sempre ela é uma maldade, mas pode ser que seja e que uma pessoa maldosa esteja querendo podar você, não que você precisa de poda, mas que o seu trabalho incomoda. Mas, quando essa correção vem de uma pessoa que tem autoridade afetiva do amor, dê ouvidos a ela.

Se a palavra ou conselho vem de quem você ama e ama você ouça, é importante ouvir o que ela tem a dizer. Porque essa sim é a palavra do cuidado, do abrir portas, quando você já experimentou na sua vida quem ama você. 

Não fique acostumado a fazer apenas o que gosta, comece a experimentar na sua vida a fazer coisas que são difíceis para você, como pedir desculpas, desabafar, dar um abraço, um beijo, dizer que ama etc. Quando fazemos algo que não gostamos, encontramos ali uma oportunidade de crescer, não espere somente um pedido de desculpas, um desabafo, um abraço, um beijo, um eu te amo, aprenda também a fazer tudo isso, ouse buscar mesmo que isso não lhe seja fácil. Fazendo o que já sabe não lhe levará a diante, quando nos colocamos em uma situação adversa seu cérebro, sua emoção, ela tende a agir de um jeito que você evolui e cresce como pessoa. 

Tenha dentro de você sempre, a coragem de buscar suas reservas de amor. Você vai precisar usá-las em um momento que estiver sendo contrariada, quando a ocasião não for muito favorável a você.  O NÃO, não tem outro objetivo que não seja nos colocar em equilíbrio. 


Somos Capazes.

LiaH MaTToS. (Copyright2011 Todos os direitos reservados )

Nenhum comentário: